Aulas

Literatura

Quem foi Lima Barreto?

A proposta é apresentar aos alunos o jornalista e escritor Lima Barreto e sua obra. Negro, autodidata, crítico da sociedade brasileira escreveu crônicas, contos e romances tendo sempre o Brasil como cenário.

Bandeira, Drummond e Cabral

A poesia de Manuel Bandeira, Drummond de Andrade e Joao Cabral

Os contos maravilhosos

Literatura infantil e as narrativas primordiais. Texto e contexto do maravilhoso

Literatura para ver

O que é literatura, oralidade e imagem,, gêneros literários, metáforas, construção narrativa, texto e contexto.

Para que serve a literatura?

A ideia é apresentar o conceito de literatura e discutir com os alunos para que serve a literatura e se ela serve para alguma coisa. A partir daí conversar com eles sobre o que leram, trazer trechos de clássicos para conhecerem, ouvir suas opiniões e entender sua relação com o livro e a leitura.

Cinderela e o pai de todos os contos

Cinderela foi criada por Giambattista Basile, escritor napolitano do séc. XVII. Italo Calvino, escritor italiano contemporâneo, o apelidou de pai dos contos. Durante séculos este conto maravilhoso foi mudando, reescrito por um francês no séc. XVVII (Perrault), depois pelos irmãos Grimm no séc XIX em alemão e, finalmente, encontrou sua versão em português.

Literatura e autoconhecimento

A Literatura pode ser entendida como cura. Um exemplo: Giovanni Boccaccio, autor do Decameron, fala da morte e do erotismo e entende que a literatura pode salvar. Algumas novelas deste grande livro podem ilustrar o dualismo amor/ morte.