Aulas

Política

Mídia, violência, mulheres

Os meios de comunicação têm importante papel na construção e na reprodução de identidades. A partir dos recortes da cultura de violência, da cultura do estupro e da cultura da pedofilia, vamos abordar o comportamento histórico dos meios de comunicação em relação às mulheres.

Política e meios de comunicação no Brasil

Os meios de comunicação são ferramenta central na lógica de reprodução capitalista. No Brasil, o sistema de comunicação de massa foi também pautado por relações clientelistas e patrimoniais desde a sua implantação, em 1931. Nesta aula discutiremos as funções dos meios de comunicação na sociedade e seus condicionamentos a partir da estrutura de propriedade e…

Políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro

Exposição e análise das políticas de inclusão no acesso ao ensino superior

Cultura Digital e Inovação Cidadã

As mudanças sociais e políticas depois do advento das redes sociais e as transformações no campo da comunicação. Da mídia de massa a massa de mídias. A história da internet e o advento da sociedade das redes. A cultura livre, a cultura da participação e o horizonte da gratuidade. A inteligência coletiva. Cultura digital, mídia…

O recente processo de desindustrialização: mitos e realidade

O objetivo da aula é apresentar as principais características do processo de mudança estrutural na economia brasileira no período pós-estabilização dos preços (1995-2015), com ênfase nas mudanças da participação dos grandes setores da economia – agropecuária, indústria e serviços) no emprego e no valor adicionado. Serão apresentados os conceitos básicos de economia, como valor adicionado,…