Aulas

Temas Gerais

Como ciência e arte juntas podem transformar o mundo em que vivemos

O conceito contemporâneo que se refere a integração entre Arte e Ciência está rapidamente ultrapassando as barreiras da divulgação de ciências. A integração destas áreas está cada vez mais ligada a inovação que vem com a combinação da mente de um cientista ou tecnólogo com a de um artista ou designer.A inovação aparece como uma…

arquitetura inclusiva

inclusivamente O espaço inclusivo é aquele que acolhe as diferenças. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para as dificuldades e direitos das pessoas com deficiência por meio da compreensão da importância de um projeto arquitetônico para todos.

Como a Química, a Sociedade e o Meio Ambiente podem dar as mãos?

Ajudar ao aluno ou professor de segundo grau a entender o conceito do ensino em química integrado ao meio ambiente e a sociedade por meio de temas atuais como remediação de ambientes contaminados com produtos químicos e petróleo.

Aprendendo um pouco de Lógica Matemática

Nosso interesse é apresentar alguns elementos de lógica matemática clássica. Sem aprofundar o assunto, apresentamos as definições e as regras de utilização dos principais quantificares, dos conectivos lógicos e também alguns dos princípios de demonstração em matemática.

Dobrando graciosamente: origami e as dobras da vida

Dobrando graciosamente: origami e as dobras da vidaDobras estão em quase tudo, de moléculas ao espaço, na ciência e na arte. Veremos a beleza, importância e limitações de dobras no dia a dia neste contexto. Trambalharemos ainda elementos das técnicas em dobraduras de papel e a translacionalidade para o cotidiano.

Mídia, violência, mulheres

Os meios de comunicação têm importante papel na construção e na reprodução de identidades. A partir dos recortes da cultura de violência, da cultura do estupro e da cultura da pedofilia, vamos abordar o comportamento histórico dos meios de comunicação em relação às mulheres.

Crianças e mídias: riscos e potencialidades

Usualmente as crianças são expostas aos meios de comunicação (televisão, internet etc) desde muito pequenas e com pouca discussão sobre questões como privacidade, comercialização de dados, mercantilização, construção identitária. Esta aula pretende discutir a indústria do entretenimento voltada às crianças com as próprias crianças, usando exemplos comuns no seu cotidiano como games, youtubers, programas de…

Eu e nós pós internet – Novos paradigmas de referenciação social a partir das mudanças de produção e

Fundamentalmente as plataformas digitais estão causando rupturas de paradigmas, modificando relações de troca, de funções profissionais, de modos de produção, de posicionamento de si frente ao outro – conhecido e desconhecido. Mesmo com a permanência da desigualdade no acesso à tecnologia, a Internet está provocando uma aceleração em importantes instâncias da percepção social em relação…

Políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro

Exposição e análise das políticas de inclusão no acesso ao ensino superior

Educação ambiental para jovens dos 6 aos 60

Oficinas tematicas