Aulas

Ensino Médio

Mapas Mentais e Mapas de Conhecimento para o entendimento de Estudos de Futuro

Auxiliar os alunos no entendimento da importância de Mapas Mentais e de Conhecimento para entender o futuro, relacionado a tendências tecnológicas e mercadológicas de um determinado setor, produto, processo ou mercado.

O que é e o que não é evolução?

Nesta aula, vamos conversar sobre ciência e evolução. O que difere a teoria evolutiva das outras teorias que discutem a origem da diversidade biológica. Para isso, vamos ter que começar discutindo o processo de fazer ciência e o que torna esta uma área de conhecimento fundamental em praticamente todos os aspectos do nosso cotidiano. Vamos…

Hidrogênio: o combustível do futuro

O hidrogênio tem sido apontado como a maior fonte de energia do futuro devido a sua disponibilidade, flexibilidade de produção, além de ser não tóxico e não poluente. A principal matéria-prima utilizada atualmente para a produção de hidrogênio é o gás natural, que como todo combustível fóssil tem disponibilidade limitada e gera emissões de CO2…

ENGENHARIA E INOVAÇÃO

A aula discute através de exemplos as conexões e impacto da engenharia na inovação

Rodando com vórtices

Um vórtice é nada mais do que um redemoinho, vórtices aparecem com frequência nos fluidos em movimento. Nessa aula vamos ver como é o movimento de um vórtice e de mais de um vórtice. Vamos ver como vórtices interagem e como aparecem no mundo real.

A luz e suas aplicações no presente e no futuro: fibras e pinças óticas, veleiros solares e capas de

Esta aula sobre aplicações da luz é acompanhada de demonstrações com fibras óticas, radiômetro e experimentos de refração e reflexão total da luz. Também são apresentados o laboratório de pinças óticas da UFRJ e algumas das suas linhas de pesquisa.

Simulação numérica – usando o computador para entender fenômenos físicos

Nesta apresentação vamos mostrar como alguns cientistas usam o computador para reproduzir fenômenos da natureza, em especial problemas de engenharia, matemática, biologia e economia.

O recente processo de desindustrialização: mitos e realidade

O objetivo da aula é apresentar as principais características do processo de mudança estrutural na economia brasileira no período pós-estabilização dos preços (1995-2015), com ênfase nas mudanças da participação dos grandes setores da economia – agropecuária, indústria e serviços) no emprego e no valor adicionado. Serão apresentados os conceitos básicos de economia, como valor adicionado,…

Como o vírus Zika causa Microcefalia?

Durante esta aula, vamos conversar sobre como o cérebro se desenvolve e se forma no embrião. Vamos discutir como fatores genéticos e ambientais causam malformações cerebrais. E por fim, será exposto o que se sabe até o momento de como o vírus da Zika mata as células neurais e causa microcefalia entre outras alterações.

SERÁ QUE É POSSÍVEL CRIAR UM NOVO ORGANISMO?

O código da vida está armazenado em moléculas de DNA e é chamado de código genético. Durante a evolução o código genético sofre variações levando a aparição de novas espécies. Isto tem demorado milhões de anos, Atualmente devido a descoberta no século passado do código genético e o desenvolvimento de novas técnicas de biologia molecular,…