NEUROCOGNIÇÃO PARA O ADOLESCENTE: PINTANDO MEU RETRATO…

Descrição

Qual o significado de ser adolescente nos dias de hoje? Como foi ser adolescente antigamente? Como avaliar e discutir estes diferentes perfis,com estes jovens diante das transformações sociais, políticas e culturais, é um tema fascinante e dinâmico abordado nesta aula. O modo de cada jovem perceber e interpretar a si mesmo, é subjetivo, e cada jovem tem uma forma pessoal de analisar a si mesmo e aos demais, levando em conta sua capacidade de aprendizado pela cognição. O propósito principal desta aula é discutir com os jovens suas próprias idéias sobre o mundo, sobre quando surgiu o que se chamou de adolescente, explorar como eles adolescentes se sentem em relação a si mesmo e ao seu ambiente ,como pintam o seu próprio retrato no mundo de hoje,onde interagem jovens e professores de pessoas jovens. O debate será através de uma exposição simplificada que envolve conhecimentos sobre substratos neurais dos processos mentais e suas manifestações comportamentais, sobre como funções psicológicas e cognitivas são produzidas no sistema nervoso central, sobre perfis específicos e suas manifestações comportamentais. A metodologia de ensino será construtivista, participativa e freiriana, num diálogo informativo e questões de discussão.

Material Necessário

Quadro Branco, Projetor Multimídia, Microfone. Quadro branco, projetor multimidia, resma de papeis de 3 corres, canetas e lapis e borrachas.

Tempo Estimado (Em horas)

2

Docente

Elenice Maria Correa

Currículo

Instituto / Faculdade

Instituto de Ciências Biomédicas - Centro de Ciências da Saúde

Efetue seu Login

Para solicitar sua aula é necessário se cadastrar no site UFRJ Doa Uma Aula.
Caso já seja cadastrado, efetue seu login no cabeçalho do site.