Aulas

Aula Expositiva

É possível medir uma escola em números?

Nas últimas décadas, tem crescido bastante o volume de informações educacionais e, sobretudo, tem crescido seu conhecimento público bem como políticas têm sido adotadas em função de um conjunto de indicadores. IDEB, IDERio, Prova Brasil, SAERJ são alguns dos muitos números que povoam o universo educacional hoje, apenas para ficar nos que nos são mais…

Crianças e mídias: riscos e potencialidades

Usualmente as crianças são expostas aos meios de comunicação (televisão, internet etc) desde muito pequenas e com pouca discussão sobre questões como privacidade, comercialização de dados, mercantilização, construção identitária. Esta aula pretende discutir a indústria do entretenimento voltada às crianças com as próprias crianças, usando exemplos comuns no seu cotidiano como games, youtubers, programas de…

Mídia, violência, mulheres

Os meios de comunicação têm importante papel na construção e na reprodução de identidades. A partir dos recortes da cultura de violência, da cultura do estupro e da cultura da pedofilia, vamos abordar o comportamento histórico dos meios de comunicação em relação às mulheres.

Política e meios de comunicação no Brasil

Os meios de comunicação são ferramenta central na lógica de reprodução capitalista. No Brasil, o sistema de comunicação de massa foi também pautado por relações clientelistas e patrimoniais desde a sua implantação, em 1931. Nesta aula discutiremos as funções dos meios de comunicação na sociedade e seus condicionamentos a partir da estrutura de propriedade e…

Eu e nós pós internet – Novos paradigmas de referenciação social a partir das mudanças de produção e

Fundamentalmente as plataformas digitais estão causando rupturas de paradigmas, modificando relações de troca, de funções profissionais, de modos de produção, de posicionamento de si frente ao outro – conhecido e desconhecido. Mesmo com a permanência da desigualdade no acesso à tecnologia, a Internet está provocando uma aceleração em importantes instâncias da percepção social em relação…

Rins e Coração Doentes Podem Melhorar com as Células-Tronco?

As células tronco são um grande avanço na biologia celular e medicina. Nessa aula discutiremos alguns quadros clínicos onde essas células podem ser empregadas como terapia ou tratamento sem esquecer que essas terapias ainda estão em fase de teste, mas parecem promissoras.

Controlando o cérebro com luzes – a incrível história da optogenética

A palestra usa a história de uma técnica de ponta em neurociência, a optogenética, para abordar diferentes temas de ciências no ensino médio. Após uma demonstração inicial (através de vídeos) de que lasers podem ser utilizados para controlar neurônios em animais de laboratório, será iniciado um debate com os alunos (e/ou professores) de como isso…

DNA como máquina do tempo e como identidade

Desde a descoberta da estrutura do DNA, essa molécula se revelou muito informativa. A biotecnologia que repousa sobre os conhecimentos da estrutura e replicação desse polímero revolucionou a ciência e teve grande impacto na própria sociedade. Exemplos são a elaboração de árvores filogenéticas, descobertas sobre o passado, sustentação da teoria evolutiva, os testes de paternidade…

Homo obesus: o que nos leva a engordar?

A incidência de obesidade tem atingido proporções epidêmicas em nosso país e em nossas escolas. Esta situação reflete uma falta de força de vontade dos indivíduos obesos ou existem mecanismos evolutivos, fisiológicos e ambientais que nos leva a engordar? O excesso de peso gera somente uma não conformidade com um padrão estético tão propalado pela…

Absorção e transporte de lipídios

Nesta aula os alunos vão aprender como absorvemos os lipídios da dieta, sua função e porque temos que transporta-los para os órgãos.